SiAn 2023
Aqui você pode ter um gostinho de como são as nossas simulações, e relembrar das que já participou.
Aqui você pode ter um gostinho de como são as nossas simulações, e relembrar das que já participou.
Lista de Comitês
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada das Nações Unidas que tem como objetivo promover a saúde em todo o mundo, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Foi criada em 1948 e tem sede em Genebra, na Suíça. A OMS trabalha em parceria com governos, organizações não governamentais e outros parceiros para desenvolver políticas e programas de saúde, além de prestar assistência técnica e mobilizar recursos para enfrentar os desafios de saúde globais. Entre as suas áreas de atuação estão o combate às epidemias, a promoção da saúde mental, a prevenção de doenças crônicas e a promoção do acesso universal aos serviços de saúde.
A ONU Mulheres é a agência das Nações Unidas responsável pela promoção da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres. Foi criada em 2010 e tem sede em Nova York, nos Estados Unidos. A ONU Mulheres trabalha em parceria com governos, organizações da sociedade civil e outras agências da ONU para garantir que as mulheres e meninas tenham igualdade de oportunidades em todos os aspectos da vida, incluindo a educação, o emprego, a saúde e a participação na vida política e pública. A agência também atua na prevenção e na resposta à violência contra as mulheres e promove a liderança das mulheres em todos os níveis da sociedade.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é uma agência das Nações Unidas que tem como objetivo coordenar as atividades ambientais, promover ações internacionais de proteção ambiental e encorajar o desenvolvimento sustentável. Foi criado em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. Sua sede fica em Nairóbi, no Quênia, e ele trabalha em colaboração com governos, organizações não governamentais e a sociedade civil para enfrentar desafios ambientais globais.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) é uma corte internacional permanente que tem como objetivo julgar indivíduos por crimes de guerra, genocídio, crimes contra a humanidade e agressão. Foi criado em 2002 e está sediado em Haia, na Holanda. O TPI atua de forma complementar aos tribunais nacionais, julgando casos em que os países envolvidos não têm capacidade ou vontade de fazê-lo. Além disso, o tribunal tem a função de dissuadir a perpetração de crimes internacionais e promover a justiça e a responsabilização pelos mesmos. O TPI é composto por juízes de diversas nacionalidades e sua jurisdição abrange os países que ratificaram o Estatuto de Roma, tratado internacional que estabeleceu a corte.
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) é uma agência das Nações Unidas responsável por promover a justiça, a segurança e a saúde por meio da prevenção e do combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas, à corrupção e ao terrorismo. Foi criado em 1997 e tem sede em Viena, na Áustria. O UNODC trabalha em colaboração com governos, organizações não governamentais e outros parceiros para desenvolver políticas e programas para enfrentar esses desafios globais. A agência apoia a implementação de convenções internacionais relevantes e promove a cooperação internacional para combater esses crimes. O UNODC também trabalha para promover a saúde e o bem-estar das pessoas afetadas pelo uso de drogas e prevenir o uso indevido dessas substâncias.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (UNSC) é um órgão da ONU responsável por manter a paz e a segurança internacionais. Foi estabelecido em 1945 e tem sede em Nova York, nos Estados Unidos. O UNSC é composto por 15 membros, sendo 5 permanentes (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) e 10 temporários, eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de dois anos. O Conselho tem o poder de impor sanções, autorizar o uso da força militar e estabelecer operações de manutenção da paz em áreas de conflito. Além disso, o UNSC é responsável por investigar ameaças à paz e à segurança internacionais e tomar medidas para resolvê-las.
Na simulação, a imprensa possui como principal função informar os delegados do que está ocorrendo nas sessões dos demais comitês. Com muita atenção, os jornalistas devem manter silêncio durante todo o debate, somente observando e analisando qual a melhor perspectiva para se posicionar, pois a sua notícia são os olhos de quem não está presente. O foco dos jornais é apresentar somente a verdade, de acordo com a ética jornalística. O objetivo é noticiar as sessões com uma visão esclarecida dos fatos, em prol do bem-estar coletivo e social.
Fotos