Julgamento dos líderes russos sobre os crimes cometidos durate a guerra Russo-Ucraniana
Julgamento dos líderes russos sobre os crimes cometidos durate a guerra Russo-Ucraniana
Luis Claudino e Letícia Dantas
Sobre o Comitê
O Tribunal Penal Internacional (TPI) é um organismo internacional permanente, criado pelo Estatuto de Roma, com jurisdição para investigar e julgar indivíduos acusados de diversos crimes que desrespeitam os direitos humanos.
A Guerra russo-ucraniana teve início com um conflito territorial, relacionado à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) - que foi abrangendo um número crescente de nações - e aos Estados Unidos. Ao longo do desenrolar do conflito, os líderes russos enfrentaram desdobramentos que não souberam administrar, comprometendo diversos aspectos. O principal impacto recaiu sobre a população ucraniana, afinal os líderes russos permaneceram focados na vitória militar e a não-entrega da Ucrânia à OTAN, sem considerar as consequências para o povo ucraniano e crimes de guerra cometidos por parte russa.
Carta dos Diretores
Caros juízes, advogados, promotores e jornalistas,
É com grande satisfação e alegria que damos boas vindas aos senhores para a 17° edição da Simulação Anglo, e ao Tribunal Penal Internacional que, nesta edição, julgará os líderes russos sobre os crimes cometidos durante a guerra Russo-Ucraniana.
O Tribunal foi criado em 2002, tendo como base o Estatuto de Roma, e com objetivo de investigar e julgar indivíduos acusados de crimes contra a humanidade. O TPI (Tribunal Penal Internacional), completa em 1° de julho de 2025, 23 anos de existência, sua trajetória é repleta de conquistas e realizações judiciais e políticas.
A SiAn é um evento criado com muito carinho e dedicação, onde cada detalhe é pensado para que os senhores tenham uma experiência incrível, assim como nós tivemos ao participar do evento pela primeira vez.
Esperamos que a simulação desperte diversos interesses e aprendizagens da qual os senhores utilizaram em diversas áreas de suas vidas.
A arte de simular é maravilhosa e nós, diretores, esperamos que desfrutem ao máximo esse evento único e que tenham uma experiência incrível e transformadora. Que os senhores aprendam, através da simulação de um órgão tão importante como o TPI novas maneiras de se portar, enxergar o mundo e de se posicionar. E como já dizia Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo! Ao apoiar jovens em simulações da ONU, você está ajudando a forjar aqueles que irão mudar o nosso futuro."
Que a chama da arte de simular esteja presente nos senhores durante toda a trajetória. Boa simulação!!!
Letícia Marson Dantas
Diretora do Tribunal Penal Internacional
Luís Gustavo da Silva
Diretor do Tribunal Penal Internacional