A SiAn (Simulações Anglo), um evento reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), é promovido pelos alunos do ensino médio do Colégio Anglo Alante São José dos Campos, que será realizado entre os dias 18 a 21 de junho de 2025, no feriado de Corpus Christi, e tem como objetivo simular as conferências promovidas pela ONU.
A SiAn proporciona aos estudantes de Ensino Médio a vivência simulada do papel diplomático em que os participantes atuam de forma engajada na política internacional ao discutirem acerca de alguns dos mais importantes problemas mundiais. As simulações da ONU são eventos organizados por escolas, universidades ou até mesmo organizações estudantis, com o intuito de criar um ambiente imersivo de atuação na política internacional por meio de debates ao longo de diferentes sessões em que temas extremamente importantes e, muitas vezes, atuais são debatidos durante algumas sessões.
Em primeiro lugar, a organização do evento decide quais serão os temas debatidos em cada comitê (como já dito, um tema super interessante e de extrema importância no mundo atual) e cria um documento geral, chamado guia de estudos, com informações essenciais que precisam estar presentes nos debates. Após a abertura das inscrições, tanto você como seus amigos podem se inscrever para participarem de um comitê como delegados (que representam países, pessoas específicas ou partidos, por exemplo), que tem como objetivo discutir sobre o tema, jornalistas, para escreverem notícias sobre os principais pontos das discussões, ou até mesmo espectadores, para assistirem as discussões e conhecerem o evento mais de perto.
O evento tende a seguir modelos oficiais das Nações Unidas e tem o objetivo principal a manutenção da colaboração internacional, buscando por soluções de problemas que afetam ou já afetaram o mundo. Além disso, é uma ótima oportunidade para aumentar seu repertório acadêmico e conhecer novas pessoas!
Somos uma simulação reconhecida pela ONU:
Carta do Secretariado
Caros delegados, jornalistas, advogados, juízes, promotores e interventores,
Em meio ao mundo moderno em que nós vivemos, está sendo cada vez mais notável a instabilidade política que acontece no globo. O poder que as redes sociais estabeleceram durante os anos recentes também demonstra que a falta de empatia e o extremismo estão se tornando cada vez mais a realidade da sociedade. A bipolaridade ideológica presente no ocidente dificulta acordos entre os países enquanto o oriente se afasta cada vez mais de acordos destes. Immanuel Kant, um grande filósofo iluminista, em seu ensaio À Paz Perpétua (1795), afirmou: "A paz não é um estado natural entre os homens; deve, portanto, ser instituída." Para Kant, a paz verdadeira não poderia depender apenas da boa vontade dos governantes, mas deveria ser garantida por instituições e tratados internacionais baseados na razão e no respeito mútuo. Sendo assim, cabe a nós, futuro da humanidade, sermos a faísca da mudança, procurarmos a iniciativa por um mundo melhor e ascendermos como pessoas, nos virando totalmente contra a direção global, isso é, a polarização, o ódio e a desinformação que vêm sendo pregados ao longo dos anos.
A SiAn tem como objetivo o desenvolvimento de ideias da empatia pelo próximo, ao abordar temas que são normalmente negligenciados pela humanidade e pelos órgãos governamentais responsáveis. Participando deste evento, os jovens têm a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre o mundo, compreenderem a relação humana e o motivo das problemáticas existirem. Adicionalmente, os debates visam encontrar soluções eficazes para a polêmica enquanto os delegados respeitam o posicionamento de sua representação e os princípios da Organização das Nações Unidas, promovendo a saída do indivíduo de sua zona de conforto e encorajando-o a refletir sobre as situações do mundo atual. Em vista disso, é nosso dever estimular o indivíduo a pensar criticamente e ponderar sobre as injustiças do mundo, sempre tendendo a eliminá-las para a construção de uma sociedade melhor.
Almejamos que a SiAn acrescente muito à vida dos senhores, expandindo seu conhecimento de mundo e que, além do mais, proporcione uma nova maneira de enxergá-lo diante das relações governamentais e sociais. Foi, para nós, um prazer dirigir a décima-sétima (17a) edição das Simulações Anglo, evento que desde 2008 transforma vidas, carregando o embrião da transformação e mantendo acesa em nossos peitos a chama ardente pela arte de simular. Esperamos que este contato com a diplomacia seja tão especial para os senhores quanto foi para nós!
Uma excelente SiAn 2025!
Bruno Alves May
Secretário Geral
Maria Eduarda Giovaneli Cruz
Vice-Secretária Geral
Isabelle Arantes da Silva Ferro
Secretária Administrativa
João Ferreira Natividade
Secretário Acadêmico